Importancia E Tratamento De Efluentes Da Piscicultura
Mestrado Profissionalizante em Tecnologia em Aqüicultura Continental
IMPORTANCIA E TRATAMENTO DE EFLUENTES DA PISCICULTURA
FERNANDO MATEUS CORREA
Profa.: Dra. Adélia Maria Lima da Silva
Goiânia
Junho de 2007
1. Introdução
A criação de organismos aquáticos tem recebido atenção especial, pois é vista como um dos principais meios de abastecimento alimentar para a população do globo.
Para tanto estão sendo voltados esforços para o aumento da produção em uma menor área com melhoria da qualidade do produto. Entretanto deve-se ater a fato que todo aumento de produção, em qualquer sistema, ocorre juntamente com aumento de resíduos da produção.
Na aqüicultura não ocorre diferente. O acréscimo no sistema provoca maiores descargas de nutrientes no meio ambiente, nutrientes estes, que em excesso, podem provocar inúmeras conseqüências como a proliferação de algas, mal cheiro e gosto na água, além de provocar um desequilíbrio no ecossistema permitindo que espécies mais adaptadas prevaleçam em detrimento a outras.
Apesar do efluente de aqüicultura apresentar grande volume com baixos teores de nutrientes, quando comparado com os efluentes de origem doméstica, o seu lançamento direto e contínuo nos ambientes límnicos pode resultar em uma bioacumulação crônica e eutrofização, com conseqüências ecológicas negativas sobre o ambiente aquático.
Portanto é necessário um controle dos efluentes através de sistemas de tratamentos que permitam o retorno da água ao corpo de hídrico nas condições originais.
2. Revisão
A aqüicultura pode ser definida como o cultivo ou criação de organismos cujo ciclo de vida, em condições naturais, ocorre total ou parcialmente em meio aquático (Pádua et al.,2007). Desta forma, abrange não apenas os organismos estritamente aquáticos, mas também os que passam menor tempo de sua existência em terra, principalmente animais que podem ser utilizados para a alimentação humana (Camargo & Pouey,