IMPORTANCIA DO ENSINO À DISTÂNCIA
O EAD surgiu no século XV, porém no Brasil somente deu início após o ano de 1900. Surgiu em decorrência da necessidade social de proporcionar educação aos segmentos da população não adequadamente servidos pelo sistema tradicional de ensino. Ele pode ter um papel complementar ou paralelo a estes programas. Pode ser visto como uma alternativa de qualidade para a formação de grande parcela da população.
A Educação à Distância é uma modalidade de ensino que cada vez mais está se destacando no cenário atual, principalmente porque se adapta à diferentes realidades dos alunos que procuram formação mediante este meio. Não se trata de uma forma mais facilitada de conseguir títulos, muito menos de formação de baixa qualidade. Trata-se de um sistema que atende as necessidades de um público específico e está atingindo cada vez mais segmentos. EAD é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional que substitui a interação pessoal, em sala de aula, entre professor e aluno como meio preferencial de ensino pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização tutorial de modo a propiciar a aprendizagem autônoma dos estudantes. É utilizado recursos de multimeios e tecnológicos que tem como objetivo substituir, ou tentar aproximar, a relação professor e aluno, mesmo que estejam fisicamente distantes. A separação física entre professor e o aluno na maior parte do tempo é a característica fundamental que distingue a educação à distância do ensino presencial.
Os objetivos da educação à distância são: democratizar o acesso à educação, proporcionar um aprendizado autônomo associado à experiência, permitir um ensino inovador de qualidade e de reduzir custos.
Os sistemas de ensino desta modalidade buscam passar para o estudante a capacidade de “aprender a aprender”, transformando o aluno em sujeito ativo da sua própria formação, descobrindo, interpretando e analisando seus