Resumo do texto de Mônica Tassigny: Metódos e Tecnicas de Estudo
Segundo Mônica Tassigny, hábitos como leitura, pesquisa e reflexão são instrumentos importantíssimos para a formação intelectual e profissional de um estudante, uma vez que desenvolvem neste um conhecimento necessário para formação de um pensamento crítico e melhoram seu entendimento de leituras e pesquisas futuras.
Na sua obra Vidas Secas, Graciliano Ramos, nos passa a ideia de que a comunicação por meio da linguagem é algo imprescindível para que o homem tome consciência de si e do mundo. A comunicação é um ramo da ciência que não pode ser objetivado, pois sendo seu principal objeto de estudo a interação humana, que por sua vez está sempre encontrando novos meios, esta ciência estará sempre em aberto, acompanhando as mudanças da sociedade. Seria impossível estudar a comunicação e a linguagem humana sem conhecer a sua história. A Ciência assim como a comunicação, também pode ser vista através de toda a história da humanidade. Na pré-história, os homens tentavam explicar o mundo que conheciam através de mitos, na idade média os fenômenos eram explicados pela Teologia. Após o Renascimento, a ciência vai ganhando força e apartando-se de outros tipos de conhecimento. A partir do século XIX começa a ser reconhecida como um campo especifico do conhecimento.
Com o tempo a Ciência estruturou-se e ganhou características muito próprias que a diferenciam completamente de outros meios de conhecimento. Contudo, embora tente por meio de métodos e técnicas alcançar a verdade, a ciência ainda não pode resolver vários questionamentos e problemas importantíssimos inerentes à humanidade. No campo das Ciências Humanas, muitos estudos não são metódicos, pois quando se trata do ser humano nem todas as coisas podem ser generalizadas, tal como se espera pelos métodos das Ciências da Natureza. Aquilo que é produzido pelo homem em um determinado momento, poderá ser quebrado e modificado em outro, estando numa mutação constante.
O significado de Pesquisa diverge em