Importancia do continente africano na formação da cultura brasileira
Os povos da África e sua cultura têm papel importante na formação da cultura brasileira. Voltando a época da colonização, após a vinda dos navios negreiros, o contingente de pessoas de origem africana aumentou drasticamente. É fato que nessa época, os “senhores” tentavam barrar manifestações culturais desse povo, porém aos poucos essas tradições, antes bloqueadas, começaram a ser vistas e difundidas pelo país. Atualmente a grande influência que os povos e a cultura africana exerceram em nossa cultura é vista a largos passos. Na culinária, o melhor exemplo é a feijoada, prato tradicional brasileiro, uma herança da cultura africana. As danças e ritmos como o frevo, os esportes como a capoeira e a lingüística. Hoje a cultura brasileira seria outra se não houvesse a grande participação “do continente africano” na formação dela.
2) Quais as principais manifestações culturais brasileiras que possuem sua origem na cultura africana?
As principais manifestações culturais brasileiras que tem origem na cultura africana são nos campos da culinária, dança e ritmos, música, religião e lingüística.
No campo da culinária podemos citar a feijoada, prato tradicional brasileiro que teve origem nos povos africanos. No campo das danças, ritmos e música podemos citar o frevo( recentemente promovido a patrimônio da humanidade), o samba, que hoje é a principal estilo musical brasileiro, conhecido internacionalmente e produto de exportação. No campo da religião podemos citar diversas religiões umbandistas, seguida por grande contingente populacional. E no campo da lingüística, há diversas palavras do vocabulário brasileiro que são incorporações de palavras dos povos africanos.
3) Como a cultura africana é valorizada no Brasil nos dias de hoje? O Brasil é um país sem preconceitos ou ainda vemos a cultura africana como “subdesenvolvida”?
Até poucos anos atrás a cultura africana era “subvalorizada”