Africa
Prof. Gilmar Moraes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História (HID0185)
15/06/13
RESUMO
O estudo da historia da África durante muito tempo foi ignorada não dando a devida importância dentro do contexto de história universal. Hoje graças a varias técnicas e de certa forma uma comum conscientização, nos permitem entender um pouco sobre a importância deste continente na dinâmica do desenvolvimento da historia humana. Não podemos pensar na África como um continente explorado que só imperava o atraso ou outros elementos negativos, a região em seu todo e devido a sua grande pluralidade possui ainda hoje um grande legado para a cultura universal e obviamente exercendo uma influência muito significativa para a formação do povo brasileiro e do país como nação, sofrendo com a intolerância do preconceito ainda nos dias de hoje mesmo com o fim da escravidão.
Palavras-chave: Continente africano; Cultura; Preconceito.
1 INTRODUÇÃO
É fato já comprovado a grande importância do continente africano para a humanidade, apesar de durante muito tempo, a historiografia ainda pautada em um pensamento positivista, tenha sido por muito ignorado esta importância dentro deste contexto universal, não podemos pensar a África apenas como um continente explorado onde só imperava o atraso ou outros elementos negativos, a região no seu todo possui um grande legado para a cultura universal, a visão pejorativa desse continente se formou justamente com a corrida imperialista no século XIX e perdura ainda hoje.
A África é o território terrestre habitado há mais tempo, e supõe-se que foi neste continente que a espécie humana surgiu. Os mais antigos fosseis de hominídeos encontrados na África (Tanzânia e Quênia) têm cerca de cinco milhões de anos. O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituír-se no continente africano, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou