importancia do cafe da manha
Além de estimular o metabolismo, a primeira refeição do dia fornece os nutrientes necessários para a formação de estoques que garantirão energia para a atividade esportiva que está por vir
O café da manhã é a principal refeição do dia, porque repõe as energias perdidas durante o período de sono, fornece energia para começar o dia e normaliza a velocidade do metabolismo. O corpo permanece um longo período em jejum durante o tempo que passamos dormindo, apenas gastando a energia que está armazenada e o que ficou disponível na circulação. Com isso, há uma economia de energia durante esse período, tendo como consequência a diminuição no metabolismo.
Além disso, com o jejum prolongado, o organismo passa a consumir os próprios nutrientes que o constituem, gerando falta de energia e levando a um estado em que a pessoa se encontra extremamente enfraquecida. Sabe-se também que, quando se pula o café da manhã, a escolha na próxima refeição é por alimentos mais calóricos e gordurosos.
Para quem pratica atividade física, a necessidade de tomar o café da manhã é ainda maior. Além de estimular o metabolismo, a primeira refeição do dia fornece os nutrientes necessários para a formação de estoques que garantirão energia para a prática esportiva que ainda está por acontecer.
Para a escolha adequada dos alimentos no café da manhã é importante entender a função que cada nutriente desempenha no organismo. Os carboidratos (biscoitos, pães e cereais, por exemplo) são a principal fonte de energia para o cérebro e músculos. As proteínas (leite e derivados) atuam na função estrutural do organismo: constroem e reparam tecidos (músculos), regulam o sistema hormonal e imunológico e ainda fornecem cálcio, mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular. As fibras das frutas e dos cereais integrais auxiliam o bom funcionamento intestinal, evitando a obstipação e controlando