cafe da manha
O café da manhã é uma das três refeições mais importantes do dia, a diminuição de seu consumo é uma mudança importante no comportamento alimentar atual. A caracterização dessa refeição e implicação de seu consumo para a saúde, discute a importância e recomendações de consumo, podendo afirmar que o café da manhã é bastante carente de pesquisas científicas, as evidencias científicas associam consumo de café da manhã a baixo risco de sobrepeso e obesidade, estudos identificam o perfil dos consumidores freqüentes dessa refeição é de não fumantes e que praticam atividade física, controlam o peso e não fazem uso freqüente de álcool. Os autores sugerem relação positiva entre consumo de café da manhã e estilo de vida saudável.
O guia alimentar para a população considera saudável a refeição preparada com alimentos variados, tipos e quantidades adequadas, sugerindo pelo menos três refeições por dia tais como: café da manhã, almoço e jantar, intercalando com pequenos lanches. O café da manhã é considerado principal refeição do dia, mas observa-se relativa carência de informações sobre ele quando comparados às outras refeições.
Para a realização deste estudo foi feita uma revisão de artigos, na análise agruparam as informações que caracterizam e apresentam definições de café da manhã, a sua diminuição e o impacto desse consumo para a saúde, alimentos consumidos e programas de incentivo ao café da manhã.
A expressão café da manhã ou desjejum vem do latim que significa rompimento do jejum involuntário mantido durante o sono. Seu conteúdo garante em média 25% do total energético consumido durante o dia no Brasil, na Espanha os adolescentes consomem em média 20% do total energético diário.
A definição do café da manhã ressalta quatro aspectos: percepção do indivíduo com essa refeição, tipo de alimento frequentemente consumido, realização da refeição em horário específico e o fato de ser a primeira refeição do