Biologia Celular
Devido aos movimentos das diferentes camadas de matéria fundida, a superfície da terra de certo parecia um gigantesco lago de lava ardente, interrompido aqui e ali por vulcões com violentas erupções. A medida que a terra foi arrefecendo, e os gases se foram libertando, formou-se a atmosfera primitiva. Esta começou a ficar saturada de vapor de agua, que começou a cair sob a forma de chuva, criando os mares e os oceanos, arrastando consigo a maior parte de dióxido de carbono.
Na atmosfera da Terra havia pouco ou nenhum oxigénio livre, mas havia um conjunto de gases contendo vapor de água (H2O), assim como dióxido de carbono (CO2), azoto (N2), amoníaco (NH3) e metano (CH4).
2) Qual era a composição do caldo primordial e quais os primeiros compostos de carbono que se formaram nos mares e oceanos primitivos?
A sopa primordial era formada, acredita-se, basicamente de aminoácidos.
O Sol diminuiu de intensidade, formaram-se nuvens, relâmpagos, e a chuva caiu. As substâncias radioativas no interior da Terra decaíram libertando energia. A conjunção de todos estes fatores permitiu que as primeiras moléculas orgânicas se formassem e evoluíssem permitindo. Ou seja, gases simples desintegraram-se e os seus componentes juntaram-se de forma mais complexa, formando proteínas.
3) Explique o que é síntese prebiótica e por que na atmosfera atual ela seria impossível.
4) Cite as três circunstâncias pelas quais favoreceu o acúmulo dos compostos de carbono nos mares e oceanos primitivos.
-Tempo
-Ausência de oxigênio
-Grande extensão
5) Caracterize várias vezes as células primordiais ou primitivas que surgiram nos mares e oceanos.
Essas células pioneiras eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de realizar a fotossíntese. Eram, portanto, heterótrofas