Importancia do brincar
Trabalho de Conclusão do Curso aprovado com média final _____, como requisito parcial à obtenção do título de psicólogo no Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Luterano de Manaus, pela comissão formada pelos professores:
Presidente: Profa ESp. Rosa Eulália Vital da Silva
Profª.
Prof°. MSc.
Manaus, Novembro de 2003
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
JUSTIFICATIVA 4
REFERÊNCIAL TEÓRICO 6
1 BRINCAR/ BRINQUEDO. 6 2 O BRINCAR NA INFÂNCIA 11
PROBLEMA 17
OBJETIVOS 18
1 GERAL 18 2 ESPECÍFICOS 18
METODOLOGIA Erro! Indicador não definido.
1 TIPO DE ESTUDO Erro! Indicador não definido.
CRONOGRAMA 20
ORÇAMENTO 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22
ANEXOS 23
ANEXO 1 – TERMO DE SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO 24
ANEXO 2 – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO 27
INTRODUÇÃO
A criança tem sido vista como um sujeito passivo e dependente porque sua aparência frágil tem o poder de causar no adulto um sentimento de proteção; entretanto, pesquisadores como Vygotsky, Piaget e Kishimoto têm mostrado, uma nova visão de criança. Essa nova visão nos permite compreender seu desenvolvimento cognitivo e a forma como ela constrói seu conhecimento, entendendo-a como sujeito que, desde o nascimento, está inserida num contexto social e dele participa ativamente. Essas contribuições são importantes na medida em que nos fornecem subsídios para organizar atividades compatíveis com cada etapa evolutiva da criança de 03 a 05 anos e nos mostram o que ela é capaz de aprender e produzir a cada momento.
A brincadeira tem fundamental importância no processo - ensino - aprendizagem, além de ser uma atividade essencialmente lúdica, assume a função de promover o desenvolvimento integral da criança. O brincar não pode ser considerada uma atividade complementar, mas sim uma atividade fundamental pedagógica em