IMPORTANCIA DAS FUNÇOES NO DIA -A-DIA DOS INDIVIDUOS
Resposta:
Quando se aborda o conceito de função em matemática muitos da área de exatas tratam o assunto de forma muito simplista, pois consideram o tópico de seu programa escolar como “uma troca de variáveis entre x e y”, abordagem que explicada pode levá-los à algumas conclusões bem distorcidas da realidade.
O estudo de função decorre da necessidade de analisar fenômenos, descrever regularidades, interpretar interdependências e generalizar. O conceito de uma função é uma generalização da noção comum de “fórmula matemática”. Quando duas variáveis x e y são tais que a cada valor de x corresponde um valor bem determinado de y, segundo uma lei qualquer, dizemos que y é função de x.
Funções descrevem relações matemáticas especiais entre dois objetos. Intuitivamente, uma função é uma maneira de associar a cada valor do argumento x um único valor da função f(x). Uma função pode ser vista como uma “máquina” ou “caixa-preta”, que converte entradas válidas em saídas de forma única, por isso alguns autores chamam funções ou relações únicas.
Devemos ter em mente que o termo função é mais abrangente e complexo do que isso é necessário mostrar ao individuo que esse tópico usado de forma sistemática em exatas e no seu cotidiano é de suma importância para o meio social, pois várias relações de mercado e capital, engenharia, economia (micro e macro), saúde, transportes, indústrias, artes, energia, enfim tudo isso depende de uma análise clara e objetiva da funcionalidade de um modelo ou parâmetro a ser adotado.
“É importante oferecer à população uma escola pública de qualidade, que receba e mantenha sob seus cuidados todas as crianças e jovens, que favoreça o acesso à cultura, à arte, à ciência, ao mundo do trabalho, que eduque para o convívio social solidário, para o comportamento ético, para o desenvolvimento do sentido da justiça, o aprimoramento pessoal e a