Importancia da tga e relaçoes interpessoais
TGA é o estudo da administração de uma maneira geral. Quando estudamos TGA, é interessante levarmos em conta variáveis tais como pessoas, processos, o ambiente e a tecnologia, por exemplo. É através da interrelação de variáveis como essas, que o gestor obterá uma visão mais abrangente do negócio a ser administrado. Em Chiavenato (2003), o autor elenca seis variáveis a serem consideradas: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade. Essas variáveis são detalhadas ao logo do estudo das teorias da administração. Quando estudamos todo um programa de TGA, conhecemos informações que, tratadas de maneira conjunta, podem auxiliar no processo de gestão.
Detalhando uma análise dessas variáveis, levemos em conta uma organização qualquer. Independente desta organização visar lucro ou não, ela deverá ter objetivos e metas. Para tanto, eis a importância do administrador na condução do negócio, seja orientando pessoas, provendo recursos tecnológicos, financeiros, humanos, lidando com o ambiente interno e externo, inovando e buscando competitividade, tudo de maneira integrada a uma missão comum e previamente definida. Essas responsabilidades têm relação com as variáveis acima citadas.
Falamos agora das Relações interpessoais e da qualidade de vida no trabalho. Como diz Bom Sucesso (1997)
A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição. (p.36).
Cada pessoa tem uma história de vida, uma maneira