importancia da teoria no trabalho docente
Filosofia da Educação
“O fazer educativo hoje” – Libertação ou Domesticação
Na década de 50 a estrutura escolar era voltada para reflexão, pensamentos, formação ampla e aberta, eram escolas elitistas, escolas para poucos. Com o processo de industrialização nasce a escola de massa (escola para todos ), que era como uma fábrica de pessoas para o mercado.
Colocar as crianças na escola foi com o objetivo de tira-las da rua , tira-las do convívio com a violência , com as drogas. A criança se vê obrigada a ir para a escola, a respeitar o professor, mas este professor não tem responsabilidade , nenhuma sobre esse aluno. Não é possível que a gente possa formar um ser humano se ele é isolado, preso dentro de uma escola durante um dia inteiro.
O professor fala e o aluno anota, o professor fala sobre uma orquídea , mas não abre a janela para que os alunos a vejam, ele a desenha vem do Idealismo Platônico, quanto mais conhecimento, mais abstrato.
As escolas se preocupam com a ética, mas não ser ético não é fugir das coisas impostas pela sociedade, ser ético é cuidar de si mesmo, fazer o seu melhor naquilo que você tem como objetivo de vida que seja ensinar, e não fazer com que as pessoas decorem , mas não conheça.
A sociedade se desenvolveu, tivemos o desenvolvimento tecnológico, mas as escolas continuam desenvolvendo seu ensinamento de décadas átras. Hoje é tudo moderno, com a internet tudo é mais rápido, mas os alunos continuam a serem padronizados, o professor escreve e ele copia, decora e faz uma prova para provar que aprendeu, e depois se esquece.
Vivemos em um mundo movido pela corrupção, terrorismo, violência com crimes e drogas por toda parte, as pessoas reclamam da violência que não se pode deixar seus filhos nas ruas, que não se pode muitas vezes tem um momento de lazer, mas nada fazem para mudar essa situação, continuamos vivendo do que nos é imposto, seja pelos políticos, pela sociedade ou até mesmo pelos bandidos.
O mundo