proteina
Disciplina: Bioquímica
Professor: Marcelo
Proteína
Acadêmicos: Douglas Soares,
Fernando Gualberto,
Flávio de Paula,
Marina Coelho e
Raphael Pereira.
Viçosa
Novembro/2013.
Os aminoácidos são as unidades fundamentais que compõem as proteínas, que se unem através de ligações peptídicas. Eles se dividem em: Aminoácidos não-essenciais: Síntese mais simples, o corpo produz. Por isso eles não necessariamente precisam estar na alimentação.
Aminoácidos essenciais: Tem que vir da dieta, o corpo não produz.
Os seres vivos são constituídos por macromoléculas responsáveis pela maioria das funções vitais. Proteína, nome derivado do grego protos que significa a “mais importante” ou “a primeira”. Para formar proteínas, os aminoácidos se ligam através das chamadas ligações peptídicas, ligação dos grupos amino de um aminoácido e carboxila de outro, com eliminação de uma molécula de água. As proteínas podem ter propriedades e atividades totalmente diferentes pelas diversas combinações e sequências dos 20 aminoácidos existentes. Basta uma única mudança em qualquer dos aminoácidos de uma sequência para se ter uma nova proteína. Elas estão relacionadas com quase tudo que ocorre nas células. Para começo de conversa, o papel central das proteínas está no fato de a informação genética ser expressa em proteínas. Para cada proteína existe um gene que codifica uma sequência específica de aminoácidos. As proteínas também são muito importantes como agentes estruturais das células, catalisadoras de funções biológicas, proteínas de armazenamento, motilidade, proteínas reguladoras e proteínas de defesa do organismo, como os anticorpos, o fibrinogênio e a trombina. Esse processo pode ser dividido em três etapas: Transcrição, ativação e tradução.
Funções das proteínas
Enzimas
As enzimas são catalisadores biológicos com alta especificidade. É o grupo mais variado de proteínas. Praticamente todas as reações do