sistema urinario
O aparelho urinário é formado pelos dois rins, dois ureteres, a bexiga e a uretra. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres até a bexiga e é lançada ao exterior pela uretra. Esse aparelho contribui para a manutenção da homeostase, produzindo a urina, através do qual são eliminados diversos resíduos do metabolismo e água, eletrólitos e não-eletrólitos em excesso no meio interno. Essas funções se realizam por meio de um processo complexo que envolve filtração, absorção ativa, absorção passiva e secreção. Além da função reguladora da composição do meio interno, os rins secretam hormônios, como a renina, que participa da regulação da pressão sanguínea, e a eritropoietina, uma glicoproteína formada por 165 aminoácidos e massa de 30 kDa, que estimula a produção de eritrócitos. Os rins também participam, junto com outros órgãos (fígado, pele), da ativação da vitamina D3, um pró-hormônio esteroide, no hormônio ativo. Os dois rins formam, por minuto, cerca de 125 ml de filtrado, dos quais 124 ml são absorvidos nos túbulos renais e apenas 1 ml será lançado nos cálices como urina. A cada 24 horas formam-se cerca de 1.500 ml de urina.
Rim
O rim tem a forma de um feijão com uma borda convexa e outra côncava, no qual se situa o hilo, onde entram e saem vasos sanguíneos, entram nervos e saem os ureteres. O hilo contém também os dois ou três cálices, que se reúnem para formar a pélvis renal, parte superior, dilatada, do ureter. O rim é constituído pela cápsula, de tecido conjuntivo denso, a zona cortical e a zona medular.
A zona medular é formada por 10 a 18 pirâmides medulares (de Malpighi), cujos vértices fazem saliências nos cálices renais. Estas saliências são as papilas, sendo cada uma delas perfuradas por 10 a 25 orifícios (área crivosa). Da base de cada pirâmide partem os raios medulares, que penetram na cortical.
Cada lobo renal é formado por uma pirâmide e pelo tecido cortical que recobre sua base e seus