energia eolica
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado tem como base a eletricidade através de uma fonte de energia renovável: A Energia Eólica. Ao longo deste, será explicado sobre seu funcionamento, sua localidade em terras brasileiras, sua utilização, vantagens e desvantagens e, entrevistas sobre o assunto abordado.
2. ENERGIA EÓLICA
O uso do vento para diversas finalidades vem de muitos anos, porém só a partir de 1980, o vento começou a ser utilizado para a geração de energia elétrica. Hoje esse sistema é bastante considerável, já que é uma fonte de energia renovável, limpa e disponível em localidades onde a força dos ventos é precisamente grande. Para isso, é preciso fazer um mapeamento eólico preliminar para poder evidenciar as áreas mais promissoras e representativas para à instalação dos chamados parques eólicos, que são locais onde existe a concentração de vários aerogeradores.
2.1. Funcionamento
Como já foi dito, a energia eólica provém do vento. Seu funcionamento consiste em apenas 5 passos que estão descritos abaixo:
1º O vento bate nas hélices;
2º Com o girar da hélice, as engrenagens dentro da turbina começam a se mover;
3º Esse movimento é passado para um gerador;
4º O gerador transmite esse movimento em forma de energia elétrica para as subestações;
5º Através das subestações, a energia é distribuída para os pontos desejados.
De um modo mais formal, essa energia é gerada por meio de aerogeradores, no qual a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico, e este por sua vez, produz a energia elétrica que será transportada para subestações e delas, distribuídas para a demanda desejada.
3. PARQUES EÓLICOS
Existem dois tipos de parques eólicos, os parques onshore e os offshore.
3.1. Onshore
São os parques em terra firme. São instalados em locais abertos e distantes de centros urbanos para que o vento não se abrande ou fique