Uniao Europeia
Desenvolvimento da União Europeia
À medida que a União Europeia foi crescendo, a sua vocação inicial estava relacionada ás questões económicas, mas alargou-se no desenvolvimento de outras áreas.
Jacques Delors, presidente da Comissão Europeia (entre 1985 e 1994), deu um importante contributo para o relançamentoda construção europeia, ele rejeitava uma Europa que fosse “apenas um mercado, uma zona livre de troca sem alma, sem consciência, sem vontade política”.
Áreas de atuação da UE
Destacam-se: A saúde pública, tratar problemas como “vacas loucas”, “gripe das aves”, luta contra o tabagismo e droga, segurança alimentar, etc
A defesa, a segurança e a ajuda. Lutando contra o terrorismo, participando em missões (de salvamento e humanitárias) e procurar instaurar ou manter a paz em zonas de conflito.
A educação e formação dos cidadãos.
A cultura. Preservando e apoiando a diversidade cultural constítuida pela língua, literatura, artes, arquitetura, artesanato, de cada país ou região.
Organização da União Europeia
Foram aprovados pelos Estados-membros vários tratados, que deram origem a instituições e orgãos com poderes e responsabilidades especificas, tais como:
O Parlamento Europeu, assembleia de deputados eleitos pelos cidadãos europeus;
O Conselho da União Europeu, reúne os ministros dos Estados Membros e exerce funçoes lesgislativas e orçamentais;
A Comissão Europeia, com poderes executivos e de gestão elabora e aplica leis adaptadas pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu;
O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, garante que a lesgislação da UE é aplicada e interpretada da mesma forma em todos os Estados;
O Banco Europeu de Investimento, concede empréstimos para a realização de projetos europeus;
As agências da UE ou organismos descentralizados;
Definição de Cidadania
A cidadania é um conjunto de direitos e deveres à qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
Entre os