Como a Universidade está trabalhando a formação docente: algumas reflexões sobre essa formação
Manuela Ferreira Pinheiro de Moraes.1
Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão acerca do papel da Universidade na formação docente e ao mesmo tempo expressa uma inquietação minha quanto à formação que recebemos. Partindo do pressuposto de que a formação docente está intimamente ligada à prática e ao seu processo de formação, busco, aqui, retratar algumas contribuições e lacunas deixadas no curso de Licenciatura em Português da
Universidade estadual do Ceará- UECE.
Palavras-chave: reflexão, formação docente, prática.
1- Introdução
Discutir o papel do professor no contexto atual exige que façam uma reflexão a partir da sua formação docente. Paulo Freire nos instiga a refletir sobre a ética na prática educativa, bem como o aprender a aprender, uma vez que quando estamos ensinando, há uma reciprocidade, ensinamos e somos ensinados. “É o aprender fazendo, é o refletir na práxis.” (LIMA, 2001)
Aprender a ser professor é um processo que vai além dos conhecimentos teóricos com os quais entramos em contato na universidade, estando relacionado também com uma diversidade de outros conhecimentos que só se aprende quando nos inserimos em uma cultura profissional através da entrada em um ambiente de trabalho e na interação com outros licenciados. Embora reconhecemos essa especificidade do processo de aprender a ser professor, consideramos que os professores devem, sim,possuir embasamento teóricos suficientes que lhes permitam construir e
(re)construir e (des)construir seus saberes, refletindo sobre as ações que desenvolve vendo-se também como protagonista de seu processo de formação e transformação.
1
Graduanda do Curso de Letras/Português – Literatura, da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Estágio Supervisionado III, ministrado pelo professor Yvantelmack Valério.
O professor precisa ser