Importancia da sustentabilidade
Capra defende a ideia da teoria dos sistemas e que ela envolve uma nova maneira de ver e pensar sobre o mundo que também é conhecida como “pensamento sistêmico” que significa pensar em termos de relações, padrões e contexto. Essa teoria ensina que todos os sistemas vivos propriedades e princípios de organização em comum e que devemos aprender a viver de forma sustentável, pois o próprio ecossistema se organiza de moda a maximizar sua sustentabilidade, e é essa sabedoria a essência da chamada alfabetização ecológica.
Para os educadores a forma mais eficiente de desenvolver em crianças a capacidade natural de reconhecer e expressar padrões do que as artes seja ela arte visual, música ou arte cênica. Assim se tornando uma forma mais fácil das crianças compreenderem o pensamento sistêmico além de um reforço a dimensão emocional, que vem sendo reconhecida como uma parte do método de aprendizagem. Quando o pensamento é aplicado ao estudo das relações dos membros da Casa Terra alguns princípios básicos podem ser admitidos, e são chamados de princípios da ecologia ou fatos básicos da vida e precisa-se que na matriz curricular das crianças esses fatos básicos sejam incorporados. Isso envolve uma pedagogia que compreenda a vida com uma experiência no mundo real que ensine as crianças os princípios básicos da ecologia.
Foi descoberto que utilizar a horta e usá-la para o preparo de refeições na escola é perfeito para experimentar e expressar o pensamento sistêmico e os princípios da ecologia. A horta integra as crianças com os fundamentos da alimentação e também torna mais interessantes quase todas as atividades que acontecem dentro da escola. Capra diz que: “a teia da vida, o fluxo de energia e os ciclos da natureza são exatamente os fenômenos que as crianças podem experimentar, investigar e compreender enquanto estão cuidando de uma horta”.
Na horta se aprende que um solo