A importância da Sustentabilidade no mundo do trabalho;
Quando uma empresa está em processo de transformação para a sustentabilidade, sabemos que os processos de negócio e operação mudam. Mas não é apenas as atividades que mudam. A forma de se trabalhar também muda e aí estamos falando de dois impactos. Um pode ser minimizado com o gerenciamento da mudança, que significa, fundamentalmente, comunicação e treinamento. Mas e o impacto na pessoa e na sustentabilidade do trabalho?
Antes da resposta, pergunto: afinal, o que seria um trabalho sustentável?
Não adianta uma empresa trabalhar orientada para um processo sustentável, de forma a reduzir consumo de água, energia ou matéria prima, de forma a alcançar eficiência operacional, de forma a reduzir seus custos e seu impacto no meio ambiente, se o alcance da sustentabilidade do processo, se a execução por parte das pessoas se dá, digamos, de uma forma insustentável.
Read more: http://www.sustentabilidadecorporativa.com/2013/04/a-sustentabilidade-do-ponto-de-vista-do.html#ixzz3KT7P2Qm4
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No DerivativesPode parecer clichê, já que o discurso é bem conhecido e bem disseminado nas empresas, mas aqui estamos falando daquele basicão de RH mesmo. É responder perguntas do tipo: a execução do trabalho afeta a minha saúde física e/ou mental? O ambiente de trabalho compromete minha saúde de alguma forma? Sou submetido/a a jornadas exaustivas de trabalho? Qual o impacto do trabalho na minha qualidade de vida fora do ambiente corporativo? Quais perspectivas a empresa tem para mim e o que ela projeta de carreira para mim em longo prazo? O meu trabalho me motiva?
Repito: parece