A importância da sustentabilidade nas organizações
A primeira preocupação teórica com a sustentabilidade nasce no campo das ciências ambientais e ecológicas, trazendo à discussão, contribuições de diferentes disciplinas, tais como a Sociologia, a Economia, a Filosofia, a Política, a Gestão e o Direito. A questão da sustentabilidade ambiental ocupa lugar de importância, sobretudo desde fins dos anos 60, no debate acadêmico e político, constituindo uma das grandes preocupações da atualidade.
Ao redescobrir a noção de finitude dos recursos naturais, a sociedade põe em xeque o comportamento predatório do ser humano no processo de ocupação e de civilização do espaço geográfico. Se, de um lado, esta redescoberta introduz como premissa básica a “sustentabilidade” do comportamento econômico e social do homem, de outro, demanda medidas de controle e de ordenamento do portar-se humano, a fim de evitar crise ecológica e ambiental de dimensões desconhecidas. (MILANI, 1999b).
Os conceitos atualmente formulados por distintos teóricos do desenvolvimento sustentável (Sachs, Rattner, Capra, dentre tantos outros) contrapondo-se à lógica do capitalismo mundial, agregam valores sociais, ecológicos e econômicos, envolvendo, também, uma dimensão cultural e política do processo de transformação social chamado desenvolvimento. A