Importancia da linguagem Juridica
Disciplina: Linguagem Jurídica
Aluna: Karina Bogo Zavierucka
Importância da Linguagem Verbal no Universo Jurídico
Um dos principais instrumentos do operador jurídico é a linguagem verbal. É através dela que é realizada a interação entre a sociedade e todas as áreas do Direito. Muitas vezes é observado o uso de uma linguagem extremamente técnica, que acaba por dificultar o entendimento de pessoas comuns, que procuram por seus direitos e obrigações perante a justiça.
A elitização do vocabulário jurídico acaba afastando a população de ter o entendimento adequado a respeito do Direito que se faz presente em inúmeros momentos do dia a dia de um cidadão comum. Seja no pagamento de impostos ou numa compra em supermercado.
É de fundamental importância que o operador jurídico saiba discernir a forma de abordagem que irá utilizar, tendo sempre em mente o respeito que deve ter a variação linguística das diferentes classes sociais, para que dessa forma se faça entender com total clareza por aquele que procura por seus conhecimentos. Da mesma forma, que deve saber manter uma conversa com seus familiares de modo diferente de seu ambiente de trabalho.
Ao se fazer clara, a linguagem jurídica não se empobrece, mas sim, se democratiza. Sendo um direito de toda população ter oportunidade de entender e se defender das situações jurídicas a qual se envolve. O uso excessivo de jargões, palavras oriundas do latim apenas tornam obscuras sentenças direcionadas para pessoas com conhecimento comum, oque acaba fazendo com que fique de lado, uma das maiores e principais colocações de nossa Constituição: a democracia.
Precisamos de operadores jurídicos que saibam utilizar uma linguagem acessível a todos, fazendo assim se cumprir seu principal propósito, que deve ser o de se fazer uma justiça que se faça entender de norte a sul, com respeito e ética, sem utilizar de uma linguagem rebuscada para se colocar acima de qualquer ser humano.