impo
Assistência de Enfermagem em situações especiais de ressuscitarão: hipotermia, afogamento, parada cardíaca associada ao trauma, choque elétrico ou eletrocussão, emergências cardiotoxicológicas.
Situações especiais de ressuscitação: Hipotermia
SINAIS E SINTOMAS: DEFINIÇÃO: A Hipotermia aparece quando a temperatura do corpo baixa a valores inferiores a 35ºC. Esta situação sobrevém quando a temperatura ambiente é muito baixa, principalmente se o frio é seguido por chuva, umidade ou neve, ou por imersão em mares, lagos ou rios. A falta de preparação física, a fadiga, a fome e a desidratação somam o risco de hipotermia. A temperatura central do corpo humano deve manter-se entre 36,5ºC e 37,5ºC. Inferior a esse limite, começam a aparecer esses sintomas, desde o frio intenso, levando ao óbito.
A pele da vítima se encontra fria, pálida e seca;
A temperatura corporal está baixa – 35ºC ou menos; as terminações nervosas detectam a baixa temperatura, prontamente o organismo começa a realizar a vaso constrição (diminuição do calibre) dos vasos sanguíneos, principalmente da pele, com o objetivo de diminuir a perda do calor e estabilizar a temperatura interna. Devido a este fator a pele fica fria.
Diminuição da lucidez e alterações do comportamento;
O pulso e a ventilação estão abaixo do normal;
Os sintomas dos três tipos de Hipotermia:
• Leve (35 a 33ºC); sensação de frio, tremores, letargia motora, espasmos musculares. A pele fica fria, as extremidades do corpo dão tonalidade cinzenta ou discretamente arroxeada (cianótica). A pessoa tem confusão mental. • Moderada (3 a 30ºC); Os tremores desaparecem, a pessoa fica muito sonolenta, prostrada, quase inconsciente, rigidez muscular, alterações na memória e na fala, entre outros. • Grave (menos de 30ºC); A pessoa fica imóvel e inconsciente, as pupilas se dilatam e a freqüência cardíaca reduz, quase imperceptível. Se o paciente não for tratado, a morte é fatal.
A hipotermia pode ser considerada em três