Implementação de uma Empresa Junior
1
1
1.
Danilo Galvão , Juliano Padilha , Luiz Venicio
1Faculdade de Sistemas de Informação
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Castanhal – PA – Brasil sistemas.padilha@gmail.com, danilogalvaosi@gmail.com, vini32000@gmail.com
Resumo. O empreendedorismo dentro das universidades tem como intuito a
fomentação da cultura empreendedora e o despertar de atitudes importantes na formação de jovens atentos a novas oportunidades. E a implementação de uma
Empresa Júnior no ambiente acadêmico, visa acelerar a imersão dos alunos na tomada de decisão e aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Pesquisas e fatos foram apurados, e este trabalho visa mostrar a importância que uma EJ tem para quem participa, assim como para as IES que promovem sua utilização.
1. Introdução
Alunos de universidades de todo o país com espirito empreendedor estão investindo na ideia da Empresa Júnior, mas o que é isso?! O que difere de outras empresas?! Bom, a resposta é muito simples: é uma empresa formada exclusivamente por estudantes de graduação, os quais, por meio dela, realizam projetos que ajudam a aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso prestando serviços para empresas com preços bem abaixo do mercado em suas respectivas áreas.
2. Histórico do Movimento
Inicialmente a Empresa Junior, nasceu na França, no final da década de 60, na universidade de ESSEC (L´Ecole Supérieure dês Sciences Economiques et
Commerciales de Paris). O Objetivo era oferecer aos estudantes universitários, uma opção de ensino mais qualificado no âmbito da prática profissional, na qual visava à aplicação do conhecimento adquirido na sala de aula.
Posteriormente, este fenômeno, desenvolveu-se por diversos países da
Europa, movimentando cerca de 20 milhões de dólares e envolvendo cerca de
20.000 alunos. A Europa conta hoje com uma Associação Europeia de
Empresas Juniores (JADE) e