Globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política. A globalização se dá pelo fato de o transporte e a comunicação nos dias atuais ser muito mais acessível e barato.
Dentre as características da globalização está o neoliberalismo, podemos definir o neolibealismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, com essa idéia, deve haver total liberdade de comércio, pois esse princípio garante o desenvolvimento social e o crescimento econômico de um país. Os críticos deste sistema afirmam que este tipo de economia só beneficia as grandes potências e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento sofrem com o desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional. Outra característica da globalização é a barreira que divide norte e sul, pois os países desenvolvidos que são as potências industriais do norte tem o “domínio” dos países do sul, que são países pobres ou em desenvolvimento. Muitas empresas muiltinacionais procuram mão de obra em países pobres pois assim pagam poucos impostos para o governo e pagam preços baixíssimos aos seus operários, desta forma seus produtos ficam mais baratos de serem produzidos e essas empresas lucram muito mais. Desta forma ocorre outra característica da globalização, a criação de blocos econômicos, a idéia é fazer com que o comércio entre os países membros do bloco aumente e gere crescimento na economia com a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias.
Essas idéias poderiam funcionar muito bem, mas a desigualdade social e a desigualgade de poder entre os países do sul e do norte faz com que elas só funcionem na teoria, na prática o que ocorre é que o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre, pois não tem oportunidade de se ver livre desta