Implementação de Software
Essa prática pode ser comprovada pela quantidade de alternativas disponíveis no mercado, bem como pelo avanço e sucesso de diversos fornecedores de sistemas ERP (Enterprise Resource Planing). A busca de software pronto pode se resumir a opinião de pesquisadores como Kale (2000) “A adoção desses sistemas pelas empresas ocorre pela necessidade de não reinventar a roda”. O esforço em mão-de-obra que seria empregado nesse trabalho deve ser utilizado para “auxiliar as áreas operacionais e tirar mais vantagens dessas ferramentas e complementar os pacotes com rotinas especificas da própria empresa.
Afinal como escolher em meio às várias ofertas o melhor software e fornecedor?
A falta de literatura especializada e tampouco o relato de empresas usuárias desse tipo de sistema em relatar as dificuldades, os erros e acertos cometidos durante o processo de aquisição é o dificultador que gera dúvidas na melhor opção.
O objetivo desse material é auxiliar as empresas e profissionais que desejam adotar este tipo de software no seu planejamento. As experiências aqui relatadas são do ponto de vista de um analista de sistemas de uma empresa de serviços de proteção ao crédito em Belo Horizonte – Minas Gerais.
2 – Iniciando o projeto O método para escolha de um sistema ERP é dividida em etapas, conforme abaixo, recomendações adotadas por grande parte das empresas.
Primeiros passos:
Seleção:
A criação desse grupo é um dos pontos mais delicados do projeto, tendo em vista que deve se considerar aspectos humanos e políticos da empresa. A implantação de um sistema ERP é algo que irá comprometer toda a estrutura da empresa, portanto essa escolha deve refletir a opinião da