Implementação da Qualidade no Processo de Galvanoplastia
Alunos
Alunos
Alunos
Resumo
Este trabalho apresenta os processos de cromeação em uma indústria de galvanoplastia. Nele são observados pontos críticos de controle (PCC), os procedimentos operacionais padrões(POP) e sua importância, entre outras ferramentas da qualidade. Esses procedimentos foram utilizados com a função de aumentar a ‘’qualidade técnica’’ do produto final, e diminuir o impacto ambiental atráves do tratamento dos resíduos gerados.
Palavras-chave: Galvanoplastia. PCC. POP. Garantia da Qualidade.
1 Introdução
A cromagem ou cromação é um processo de aplicação de cromo sobre um material, geralmente metálico, através de eletrodeposição (processo eletrolítico de revestimento de superfícies com metais) a fim de torná-lo mais resistente à corrosão, para alterar suas características elétricas ou apenas por motivos estéticos. Também é possível revestir peças de materiais não metálicos, como bijuterias e joias através de processos específicos. A cromagem é apenas um dos tipos de tratamentos de superfície pelo qual pode passar um material e trata-se de um processo de galvanoplastia.
Para garantir uma maior uniformidade no revestimento das peças é necessário um controle das variáveis do processo. Para garantir uma menor variação no produto final deve-se aplicar um controle rigoroso em cada parte individual do processo, além de especificar quais possam vir a influênciar de forma mais significativa e aplicar nas mesmas um PCC.
Um dos grandes problemas das indústrias de galvanoplastia é a geração de resíduos nocivos ao meio ambiente. A utilização de metais no revestimento das peças, como cromo e níquel, e a falta de tratamento podem causar um impacto ambiental de proporções imensuráveis. Para solucionar tais problemas algumas alternativas durante o processo podem ser tomadas, de modo a manter o padrão de produção, porém, reduzindo o impacto que o mesmo gera no meio ambiente.
2 Desenvolvimento