Implementação da Central de Ativos
CENTRAL DE ATIVOS
PARA MELHOR DESEMPENHO DO SETOR DE MANUTENÇÃO
Arthur Augusto da Siva Turetta
Diego Garcia da Costa
Marcelo Júnior de Oliveira
Introdução:
CAPEX (Capital Expenditure) = despesas de capital ou investimento em bens de capital, ou seja, é o montante de dinheiro (investimentos) gasto na aquisição
(ou introdução de melhorias) de bens de capital de uma determinada empresa.
OPEX (Operational Expenditure) = capital utilizado para manter ou melhorar os bens físicos de uma empresa, ou seja, o custo associado às despesas operacionais e à manutenção.
ATIVO = Termo que determina propriedades ou itens de valor possuídos por uma empresa. Representa todos os itens (caixa, estoques, créditos, imóveis, equipamentos, investimentos etc.) que a empresa possui e que estão contabilizados em seu balanço patrimonial.
Introdução:
Muitas vezes, ao comprar um equipamento, a empresa avalia somente o custo
Capex e não leva em consideração o custo associado ao Opex, e, futuramente, isto gera um custo excessivo de manutenção.
Para reduzir os gastos elevados com Opex, corta-se drasticamente a manutenção da planta, levando-a elevados riscos de falhas e paradas dos equipamentos, caindo assim, a confiabilidade e a produtividade da planta.
Todos estes fatores são consequências de um mau planejamento dos ativos da planta. Gestão de Ativos tem como objetivo principal obter a relação risco/custo mais conveniente para empresa, pois tendo o completo conhecimento do ciclo de vida dos ativos, o menor custo global (CAPEX+OPEX) é mais facilmente alcançado. Objetivos:
Apresentar as melhorias que os processos de manutenção obtêm com a implementação de uma Central de Ativos em uma empresa do setor siderúrgico.
Grupo Gerdau:
É o grupo siderúrgico líder na produção de aços longos nas Américas.
O conglomerado conta com unidades no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia,
Peru, Uruguai, México, República Dominicana,