Implantação de um novo sistema de rh
O processo de mudança só ocorre quando muda a forma de pensar e agir dos membros da organização. O fato gerador da mudança é a percepção de que formas tradicionais de pensar e agir não produzem mais os resultados esperados. Independente da maneira como a mudança organizacional ocorra, ela será sempre um processo complexo e prolongado.
POR QUE MUDAR?
Podemos dividir em três grandes grupos de razões: * Crises e Problemas * Novas oportunidades * Novas diretrizes internas ou externas
PROCESSOS PLANEJADOS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Processos Estruturados de intervenção existem pelos menos desde a década de 50, mas sua versão mais atualizada os processos organizados de uma mudança organizacional, é típica dos anos 80. O influente trabalho de Ralph Kilmann segue esta linha. Seu modelo fundamenta-se na noção de gap, ou seja, que existe um vazio entre a situação presente da organização e uma situação desejada.
Kilmann propõe um método de intervenção em cinco estágios: * Inicio do programa: com escolha da unidade na qual a pilotagem será realizada e a definição do grupo de trabalho. * Diagnostico da Situação Presente: Quando o consultor realiza uma serie de entrevistas com membros. * Programa de Mudanças: qua são ao todo quatro: estrutura, estratégia, estilo gerencial e sistemas de apoio * Implantação das trilhas: quando cada uma delas é executada, de forma flexível e com adaptação de processo. * Avaliação dos resultados: com a realização de uma serie de medidas sobre as variáveis que se pretende mudar ou indicadores que possam refletir a mudança.
PREPARAÇÃO DOS LIDERES
Nesta etapa, todos os lideres da organização devem ser treinados e preparados para implantação e a operacionalização do sistema.
COMUNICAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO