Erp - modulo rh
Recursos Humanos é um dos departamentos que obtém grandes benefícios com sistema ERP. Isso pode ser constatado até mesmo pelas mais de 20 empresas que oferecem softwares e soluções nessa área. Com uma quantidade considerável de processos burocráticos, arquivos, documentação e papelada em geral para administrar.
A implantação de um sistema de ERP permite que muitas das atribuições normalmente burocráticas do departamento sejam agilizadas. Dessa forma, tarefas trabalhosas como controle do sistema de ponto e emissão de folha de pagamento, ficam sob a responsabilidade do sistema. Entre outras também podem ser mais eficientes com a adoção da tecnologia, como a produção de um histórico mais completo dos empregados que possa ser facilmente acessado.
Para utilizar um sistema desses é aconselhável fazer um levantamento criterioso das necessidades de RH. Um programa de emissão de folha de pagamento é muito diferente de um sistema que integra vários departamentos.
A infra-estrutura adequada atualmente para RH consiste basicamente na manutenção de um banco de dados único capaz de armazenar todas as informações da empresa e dos colaboradores necessárias para o atendimento das estratégias de gestão de pessoas. Um sistema de RH deve conter as seguintes funcionalidades: processamento seguro da folha de pagamento, módulos de gestão de RH interligados entre si, ferramenta de geração de relatório.
O conceito de sistema integrado – ERP consiste no grau de integração e informatização existentes nos diversos processos de uma empresa e controla a necessidade dos recursos necessários para a sua gestão, com reflexos diretos no desempenho organizacional.
O módulo de folha de pagamento, por exemplo, automatiza grande parte das tarefas do departamento pessoal, onde são feitos os cadastros dos funcionários, entrando com diversos dados sobre a pessoa. Com base nesses dados é realizado o pagamento do salário, calculado Férias, FGTS, Imposto de Renda, etc. A migração de