Comportamento organizacional
Atualmente, administrar uma empresa requer muito mais do que o simples exercício das funções básicas de gerenciar, planejar, organizar e controlar. As ameaças vêm de todos os lados e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa, o que consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos/grupos no ambiente das organizações, com o intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, e melhorar a eficácia organizacional.
Os temas e o entendimento das questões relacionadas com o Comportamento Organizacional nunca foram tão importantes para os gestores como nos dias de hoje.
Os diversos estudos e as mais variadas pesquisas que estão em andamento nas organizações estão trazendo contribuições importantes não só para os gerentes como para cada funcionário.
Uma organização consegue atingir seus objetivos plenamente, quando as tarefas a serem desempenhadas são realizadas com eficácia e com eficiência.
A eficiência trata de como fazer e não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis. A eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. A eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer de forma produtiva, o que leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados