Implantação de crm
Não é de agora que se promove o CRM como parte integrante (e vital) da estratégia de crescimento por meio da Qualidade. Na prática, o CRM é uma abordagem que coloca o Cliente no centro do desenho dos processos do negócio, tendo como função máxima perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a supri-las da melhor forma. É um sistema integrado de gestão, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios, e que faz uso de softwares especificos que facilitam a operacionalização desse trabalho – os sistemas de CRM.
O entendimento sobre a necessidade de adotar o CRM como parte integrante da tomada de decisões estratégicas e operacionais é, habitualmente, pacífico e até unânime. Afinal, qualquer gestor entende a necessidade de atender melhor e com mais qualidade o seu cliente.
A grande dificuldade que as lideranças encontram é na forma de implantação do CRM na empresa, tendo em conta que, dependendo do cenário, isso pode implicar em mudanças radicais na própria Cultura Organizacional.
Quantifique objetivos
Questione-se acima de tudo, sobre qual o real impecto que a implantação de um CRM terá para o seu negócio. Além de melhorar a qualidade na resposta ao seu Cliente, uma forma bastante conclusiva de medir esse ROI é, por exemplo, a economia de tempo em determinadas tarefas já levadas a cabo pelos seus colaboradores.
Estude a Mudança
Quais os departamentos/setores envolvidos e afectados por esta mudança? Que informações será necessário cruzar para que a melhoria no relacionamento seja visivel? Estas e outras perguntas são fundamentais para a mensuração do tempo e recursos necessários para a implantação do CRM.
Amplie a Esfera de Discussão
Uma decisão tão importante quanto esta não pode ficar apenas no domínio da Diretoria. Envolva outros escalões da hierarquia da sua empresa, e mostre que a participação deles é fundamental