IMPERMEABILIZAÇÃO
Impermeabilização é a proteção de uma estrutura contra as consequências da umidade. Isso se faz com produtos que impedem a entrada da água através das lajes e paredes, os chamados impermeabilizantes, e outros acessórios para arrematar a vedação, caso do selante aplicado ao redor de janelas. E não se pode esquecer de nenhum detalhe ao montar a sua armadilha contra a umidade.
Além dos problemas com cuidado com as estruturas, não podemos descuidar, pois a armação pode enferrujar. Os desgastes provocados pela água trazem chateações como goteiras que atormentam nos dias de chuva e a necessidade de constantes reformas e novas pinturas para aquela parede que vive manchada ou fofa. Outra razão para manter a umidade bem longe é a saúde dos moradores.A turma do espirra-espirra não suporta a presença de bolor.
Os impermeabilizantes são qualificados quanto a sua flexibilidade, ou seja, sua capacidade de combater às retrações e descontrações da estrutura e, a partir dessa capacidade. Assim os tipos de impermeabilização são especificados de acordo com a estrutura a ser impermeabilizada.
IMPERMEABILIZAÇÃO RÍGIDA
De acordo com a NBR 9575/2003, é chamada impermeabilização rígida como o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeita à fissuração. Isso ocorre devido sua baixa capacidade de absorver deformações da base da estrutura a ser impermeabilizada, principalmente deformações concentradas como fissuras e trincas.
Desta maneira, são utilizadas em estruturas que tem deformações limitadas, sendo assim protegidas da variação térmica e incidência solar, como cisternas, por exemplo.
IMPERMEABILIZAÇÃO RÍGIDA CRISTALIZANTES
O sistema de impermeabilização por cristalização consiste de argamassas cimentícias com compostos químicos ativos que promovem a cristalização no concreto e consequentemente a impermeabilização da estrutura, de acordo com definição da Revista Téchene.
Cimentos cristalizantes são impermeabilizantes