Impermeabilização
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO I
IMPERMEABILIZAÇÃO
Porto Alegre, 25 de Maio de 2012.
Objetivo:
Atividade sobre impermeabilização.
O exercício aqui proposto vale 10 pontos e é a Prova 02. Deve ser feito obrigatoriamente como atividade externa ligada à aula do dia 18/05. As respostas aos questionamentos seguintes devem ser feitos em duplas. As fontes de pesquisa devem ser citadas como referência.
1) Quanto à classificação, as impermeabilizações podem ser flexíveis, semiflexíveis e rígidas. Cite e descreva brevemente as características de dois tipos de impermeabilização para cada classificação.
Impermeabilizações Flexíveis:
São materiais que suportam o trabalho de estrutura e tampam fissuras. Compostos geralmente por elastômeros e polimeros.
Na construção civil, problemas de fissuras são ainda em grandes e constantes escalas. Além disso, essas fissuras tornam-se caminhos mais diretos para penetração de água e outros elementos químicos. Há várias causas para a formação de trincas. Uma delas é a dilatação térmica de estuturas e a outra são as reações quimicas dos materiais. Para neste caso evitar o problema da permeabilidade, são utilizados impermeabilizantes flexiveis. Esse tipo de impermeabilização, possui materiais que auxiliam na resistência e na flexibilidade do impermeabilizante.
Impermeabilizações Semiflexíveis:
Utilizados normalmente em locais onde já existe a impermeabilidade, tais como: umidade de pisos, paredes, caixas de água, etc.
São aqueles aplicados quando ja existem o problema da impermeabilidade ou para prevenir a permeabilidade que poderá surgir no futuro. São elementos que encontram-se em embalagens com dois componentes. Quando misturados, formam um produto polimérico que é aplicado sobre a umidade. Utilizados principalmente em pisos, paredes e caixas de água.
Impermeabilizações Rígidas: