Impermeabilizantes Liquidos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DOUGLAS ESTEVAM TISCOSKI
HUGO SASHA HOFFMANN CORREA
AVALIAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO
TUBARÃO, ABRIL DE 2014
DOUGLAS ESTEVAM TISCOSKI
HUGO SASHA HOFFMANN CORREA
AVALIAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Pavimentação da 7º fase do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina, UNESC.
Orientador: Ismael Medeiros
TUBARÃO, ABRIL DE 2014
1.OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo, solucionar o problema de uma pavimentação com problemas de drenagem visitada no dia 03 de abril de 2014. Será especificado suas espessuras, granulometria dos materiais ultilizados em cada camada, detalhamento da seção tipo e por fim recomendado um sistema de drenagem conforme demanda. Sempre seguindo todas as especificações e recomendações do DNIT.
.
2.CARACTERÍSTICAS DA RODOVIA
A) Subleito formado por solo argiloso, composto por 56% de fração argila, limite de liquidez de 48% de fração argila, limite de liquidez de 48% e indice de plasticidade de 12%.
B) É previsto um tráfego de 250 veículos/dia – caminhões – dos quais aproximadamente 10% apresentam carga por roda de 4.100 kgf.
C) Indice de Suporte California na ordem de 17%
D) Espessura de C.B.U.Q na ordem de 5,0 cm.
Memoria de calculo
3.ESPECIFICAÇÃO DO SOLO
A classificação TRB (Transportation Research Board) ou HRB (Hyghway Research Board) fundamentase na granulometria, limite de liquidez (LL), limite de plasticidade (LP) e índice de plasticidade (IP) dos solos, sendo proposta para ser utilizada na área de estradas. Os solos são classificados em sete grupos, de acordo com a granulometria