Imperio bizantino
Impérios são grupos de estados ou reinos subordinados a um chefe ou governo que se formaram tanto por livre associação, com objetivo de melhor defesa, ou também através da dominação de varios estados por um dominante, chamado de imperador. Através deste trabalho iremos caracterizar alguns impérios orientais, como o Bizantino, o Islamico, o Carolíngio e o Sacro império Romano Germanico, relatando um pouco de sua cultura e de sua organização. Todos foram impérios de grande importancia para os dias atuais em que vivemos, influenciando na arte, na arquitetura e em muitas outras áreas atuais. E apesar de suas diferenças eles estão diretamete ou indiretamente relacionados.
Império Bizantino
O Império Bizantino surgiu com a queda do Império Romano do Oriente, e teve sua capital em Constantinopla, chamada também de Nova Roma. Na sua existencia o grande legislador foi Justiniano, que mandou compilar as leis romanas desde a República até o Império.
Justiano combateu as heresias e procurou dar unidade ao cristianismo, o que facilitaria na monarquia. Ele enfrentou a revolta de Nika, que foi fruto da insatisfação da população contra a opressão geral dos governantes e aos elevados tributos. Justiano também obteve diversas conquistas, retomou o norte da África, a Itália e a Espanha. Ele tinha como objetivo reconstruir o antigo império Romano.
Apesar de ser nomeado como império Bizantino, ele continuou sendo chamado de Império Romano do Oriente por muito tempo, mas não foi capaz de resistir à migração ocorrida por germanos e por hunos, o que acabou por fragmentar em reinos independentes.
A queda do império Romano começou quando o imperador Teodósio resolveu dividir os territórios em império Romano do Oriente e império Romano do Ocidente. Isso fortaleceu a cidade de Constantinopla, que aproveitou da sua posição estratégia e se transformou em um importante centro comercial.
Não se possui uma data exata do surgimento do império Bizantino,