Imperialismo
1) Para Bruit, quais foram as causas para expansão imperialista?
2) Como Lênin, define esse processo?
3) Quais foram as conseqüências do imperialismo quanto à economia?
4) Quais foram as conseqüências do imperialismo quanto às questões culturais?
5) Quais foram as conseqüências políticas do imperialismo?
1) Para se entender todas as causas da expansão imperialista é necessário buscar a elucidação do processo desenvolvimentista do capitalismo industrial, o que nos demonstra as barreiras que precisaram ser quebradas para o avanço do capital. O imperialismo se tornou válvula de escape para suprir um sistema que transformou países bucólicos em formigueiros de pessoas, que precisavam alimentar está nova população e mais que isso precisavam de matérias-primas para sustentar seus parques industriais e criar mercado consumidor externo para destinar seus excedentes.
2) Para Lênin, o imperialismo nada mais era do que um capitalismo avançado que causaria uma partilha do planeta.:”Vimos que, atendendo á sua essência econômica, o imperialismo é o capitalismo monopolista.”(Lênin/1985). Nesta opinião observamos a necessidade de realce à relação de domínio dos grandes trustes internacionais sobre a soberania nacional de alguns países, que trabalhavam em função destes grandes conglomerados empresariais, o que determinou a necessidade de exportação de capitais e, portanto iniciou o processo de repartição das “terras improdutivas” internacionais.
3) Por definir os novos parâmetros e caminhos que iriam nortear todo e qualquer novo investimento de capital globalmente, o imperialismo tende a tornar-se importantíssimo no processo econômico mundial. Diante destas transformações observamos o caminho da economia à um cenário de multiplicação de lucros e renda pelos investidores das nações industrializadas e a criação de um novo fantasma capitalista às pátrias “de terceiro mundo”.
4) Na esfera social, sobre a máscara do