IMPERIALISMO
Significado da palavra IMPERIALISMO: Ter poder de mandar
*Corresponde ao processo histórico de expansão, conquista e dominação econômica imposto por uma ou mais nações – nas quais o capitalismo encontrava-se extremamente desenvolvido- sobre outras nações e povos que eram mais “fracos”. Então, a partir de tal ponto as outras nações passam a ser dependentes aos planos econômicos e político, em grande ou pequena escala.
Atingiu sua maturidade em: 1875 e 1914
Objetivos: - Exportação de mercadorias produzidas em grande escala
- Exportação de capitais ( ** Que seriam mais bem remunerados, uma vez que investidos nas “áreas periféricas” do capitalismo mundial, ou seja, na Ásia, África e América Latina)
Para muitos historiadores: Se considerados os vinculados as correntes marxista, o Imperialismo teria sido o principal motor para as duas guerras mundiais. A partir de tal ponto de vista, o Imperialismo pode ser considerado como uma “guerra” de redivisão de mercados, colônias e áreas de influência.
Imperialismo na ÁSIA:
- A Ásia já era um continente conhecido. Portanto é importante destacar que a rigor não foi necessária a etapa épica de aventureiros que marcou o início do imperialismo.
-Já haviam se desenvolvidos grandes civilizações. (Antes do Imperialismo)
- A presença imperialista britânica foi a mais marcante, inclusive por imporem seu domínio no subcontinente indiano.
-Franceses, Holandeses e Alemães também garantiram uma grande “fatia” desse continente.
Final:
O imperialismo não só deixou um sabor amargo onde se instalou como também queimou com ácido e perfumou com enxofre três continentes. Chegou como um vendaval, destruindo sociedades milenares e construindo um mundo de angústias sobre as ruínas de milhões de seres humanos (...) O efeito foi demolidor, e a fome assassinou milhões de pessoas. BRUIT, Héctor H. O Imperialismo. São Paulo: Atual, 1986 p 58 e 63