Imperativo categorico (kant)
Kant em uma de suas teorias criou oque chamava de imperativo categórico, onde ele dizia que você deve agir baseado nos princípios que você acha adequados para o mundo seguir.
Imperativo categórico era assim chamado, imperativo, por que e um dever social e categórico, porque atinge a todos, sem qualquer tipo de exceção.
Ao iniciar ética em suas obras, Kant tinha a ideia de passar a mensagem de que cada um deve fazer ao outro o que gostaria que fosse feito com si mesmo. Com essa forma de pensar que ele queria evitar conflitos de ideias de como as pessoas gostariam que fossem tratadas, fazendo assim com que as elas encarassem os problemas sem generalizar, tratando o certo como uma ocasião circunstancial ou dependente de um contexto.
Kant era contra a doutrina do utilitarismo que dizia que os fins justificam os meios. Ele se justificava com a ideia de que não podemos nos basear nos resultados, pois nem sempre aquilo que é planejado é o que acaba sendo o resultado final.
Ele pensava em contradição a Aristóteles a respeito da equidade, para ele a adaptação do caso concreto não é o elemento ético a se atingir, mas sim dizer sempre a verdade independentemente da circunstância.
O imperativo categórico só podia ser entendido pelos homens que se distanciavam de seus interesses de momento e de suas circunstâncias valendo assim apenas a boa vontade de cada um.
João Vitor Muniz Paredes
kn