Impactos socioambientais da Usina de Belo Monte
Resumo
Palavras chaves belo monte hidrelétrica impactos socioambientais
INTRODUÇÃO5
A água, por ser o recurso natural mais abundante do planeta e o Brasil ter grandes cursos d’água por todo seu território, é utilizada através de usinas hidrelétricas como sua maior fonte de energia. O Brasil possui por volta de 200 hidrelétricas, e a Usina de Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu, estado do Pará, em questão de potência instalada, será a terceira maior hidrelétrica do mundo, ficando atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da brasileira e paraguaia Itaipu. Quando estiver concluída poderá produzir até 11.200 megawatts (MW), mas isso só ocorrerá em 4 meses do ano, quando o rio Xingu tem sua vazão máxima, garantindo uma média de 4.500 MW ou apenas 41% de sua capacidade, ainda assim fornecendo energia o suficiente para mais de 60 milhões de pessoas.
Com o propósito de trazer melhoria à população, com mais energia para o aumento do desenvolvimento econômico, o projeto da década de 70 está sendo executado para diminuir o déficit de energia no Brasil, porém traz consigo muitos pontos negativos, como o seu baixo rendimento, alto investimento, e grande impacto ao meio ambiente e a população local.
Neste artigo serão abordados os benefícios e os impactos socioambientais da UHBM, relacionando-os com a necessidade energética do país e seu desenvolvimento sustentável.
Explanar sobre o que vamos falar no artigo relacionando com o tema.
Um projeto da década de 70, que enfrenta problemas técnicos e políticos desde então, apesar de ter sido atualizado e diminuído alguns de seus riscos, ainda assim, após décadas vem mostrando seus danos e impactos trazidos desde o começo de sua implantação.
DESENVOLVIMENTO
Déficit Energético do Brasil
A demanda energética de um país se dá através de seu crescimento da atividade econômica, ou seja, pelo Produto Interno Bruto
Começar falando sobre déficit