Impactos Pela Falta De Coleta Seletiva
A tecnologia avançou, e muito. E o lixo que ela produz também. Hoje existem cada vez mais elementos tóxicos e não recicláveis presentes na maioria dos aparelhos que estamos acostumados a usar. O consumo exagerado de alimentos e a compra desenfreada de produtos com elementos prejudiciais ao meio ambiente, e especialmente, para a saúde, só aumenta.
Ao analisarmos os variados impactos que estes resíduos apresentam para o mundo, este texto teria centenas de páginas. Mas abordaremos este assunto de uma maneira mais simples e direta, vamos analisar os fatos e consequências que estes resíduos sólidos agridam tanto o nosso ecossistema e a saúde do humano.
O problema dos resíduos (Lixo) preocupa devido ao aumento da população e a forma em que são utilizando os materiais e resíduos não orgânicos, e principalmente o modo como estão realizando os descartes destes materiais, que ao serem descartados de forma inadequada tomam caminhos conhecidos como os lixões.
Lixões normalmente são depositados sobre o terreno e deixados a céu aberto, sem qualquer tipo de seleção, limpeza, ou processos adequados para que os lixos não comprometam aquela área e consequentemente toda a região, ocasionando problemas principalmente de saúde, pois com o lixo a céu aberto ele com o tempo irá eliminar diversas substâncias e odores que criaram e chamaram bactérias e animais causadores de doenças, por exemplo, ratos, mosquitos, baratas e outros ainda que causam a leptospirose, a dengue e também a peste bubônica. Outra forma também muito utilizada em algumas cidades, é o deposito do lixo em aterros sanitários, que são grandes terrenos em que o lixo é enterrado no solo, esse tipo de depósito elimina os problemas causados pelos lixões, no entanto, assim como nos lixões se não houver uma seleção e cuidado com o lixo que é depositado no solo serão muitas as possibilidades de ter uma contaminação na terra e com certeza atingir as águas subterrâneas, que estão sendo consideradas como