Ciencias do Ambiente: reciclagem
1 Resumo 4
2 Introdução 5
3 Objetivo 6
4 Revisão Bibliográfica 7
6 Imagens 9
7 Metodologia 11
8 Discussões e Resultados 12
9 Conclusão 13
10 Bibliográfias 14
Resumo
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. Esta publicação tem como finalidade indicar os principais passos para a implantação de um sistema de coleta, de forma simples e objetiva.
Palavras-chaves: coleta seletiva, reciclagem, lixo, meio ambiente.
INTRODUÇÃO Uma das preocupações ambientais mundial hoje em dia, são os resíduos sólidos, em centros urbanos e principalmente a quantidade produzida. Os resíduos, quando coletados e tratados de forma inadequada, provocam efeitos diretos e indiretos na saúde da população e auxiliam na degradação do meio ambiente.
Isso ocorre porque os resíduos são materiais e substâncias que, depois de utilizados, se não tiverem destinação adequada, podem prejudicar as atividades que venham a ser desenvolvidas onde forem descartados, com isso acumulando toneladas e mais toneladas de lixo.
A falta de conscientização e informação da população faz com que a maior solução da redução dos resíduos sólidos seja reduzida em grande quantidade, que é a reciclagem do lixo e a coleta seletiva.
Indústrias, de praxe, produzem muitos resíduos sólidos, e algumas tem uma parte ambiental que faz com que aconteça uma conscientização para o processo de reciclagem, uma delas é a Scitech Produtos Médicos Ltda. Esta por sinal, é a primeira indústria 100% brasileira de dispositivos médicos minimamente