Impactos do crescimento do Capitalismo e o Serviço Social
Contexto histórico
O capitalismo apresenta três vertentes:
Segundo Martinelle fundamentada em Werner Sombart diz que a primeira vertente usa o termo do capitalismo como uma “síntese do espírito empreendedor e racional” (MARTINELLE, 2011, p. 27). A segunda vertente é defendida pela Escola Histórica Alemã “o caráter do sistema comercial do capitalismo” (MARTINELLI, 2011, p. 28). Que se refere ao movimento entre o mercado e o lucro próprios do capitalismo. Já na terceira vertente, em um pensamento Marxista o capitalismo é considerado um determinado modo de produção, que não é marcado apenas pela troca monetária, mas sim pela dominação do processo de produção pelo capital.
Formas e relações econômicas
Uso da moeda
Modo de produção
O capitalismo moderno começa junto da Revolução Industrial.
Defensores do Capitalismo
Para os seus defensores o capitalismo era o meio mais eficiente de prosperidade, desenvolvimento e eliminação da pobreza, já para o trabalhador o capitalismo significava a exploração.
Modo de Produção e cidades industriais
O modo de produção exigia que os trabalhadores ficassem concentrados nas fábricas, aonde eram explorados;
Nessa mesma época os trabalhadores começaram a morar aos arredores das fábricas, pois a burguesia queria os manter em condições de serem acionados a qualquer momento se as demandas de mão-de-obra assim o exigissem.
Surgindo essas cidades industriais, os problemas também surgiram, pois essas vilas eram muito precárias e eram construídas em locais inadequados à qualidade de vida.
Estratégias de protestos
Os trabalhadores por trabalharem juntos nas fábricas e viverem nas mesmas localidades começam a definir e assumir estratégias que configuram a sua forma de protesto, e é assim que a sociedade vai se dividindo em duas grandes classes que se enfrentam diretamente : BURGUESIA x PROLETARIADO
O Serviço Social
O serviço social nasce no seio da igreja