Questao Social e Meio Ambiente
Foi proposta uma visita técnica aos espaços institucionais de trabalho de Serviço Social no intuito de se conhecer e compreender o trabalho desenvolvido por esses profissionais em seus âmbitos de trabalho.
Trata-se de um esforço de captar o significado social dessa profissão na sociedade capitalista como elemento da reprodução das relações de classes e do relacionamento contraditório entre elas.
Pode - se pensar na Questão Social e suas expressões como sendo matéria-prima da intervenção do Assistente Social. E essa Questão Social oriundas do Capitalismo. Com a quebra do antigo Sistema deu-se inicio lentamente ao Capitalismo. Bom esse é o sistema que governa o mundo hoje, ele visa o capital, lucros, crescimento econômico. Trouxe ao mundo um enorme crescimento, avanço na tecnologia, muitas regalias aos donos dos meios de produção, mas não há somente o lado bom do Capitalismo, com essa corrida esvanecida em busca de riqueza, o homem se esqueceu do humano, só pensa no lucro.
Esse crescimento não é para toda a população, ou seja, os burgueses têm em mãos os meios de produção e o restante da população tem em mãos a sua força de trabalho. No qual é o único meio de sobrevivência é vendendo essa força de trabalho.
Ao vender essa força de trabalho, o proletariado produz tudo àquilo que futuramente será negociado e gerara lucro, só que ele não recebe por aquilo que ele produz. Essa riqueza é conhecida com riqueza socialmente produzida, a qual o trabalhador deveria usufruir daquilo que produziu. Mas os burgueses fecham os olhos para isso pagam ao trabalhador com um salario.
Subentende-se que esse salario dará condições necessárias para que o trabalhador e sua família consiga sobreviver com um mínimo de suas necessidades supridas. As empresas hoje oferecem certos benefícios, para que o trabalhador possa viver melhor, mais isso não passa de estratégias do Capitalismo, pois ele vivendo melhor produzira mais.
Pensa - se que em