IMPACTOS AMBIENTAIS
AMBIENTAIS
EXPLORAÇÃO DE URÂNIO
POLUIÇÃO
VEGETAÇÃO
SOLO
GEOLOGIA
DAS ÁGUAS
IMPACTOS AMBIENTAIS
MINERAÇÃO
RUIDOS
FAUNA E VIBRAÇÕES
PAISAGEM
IMPACTOS AMBIENTAIS
MINERAÇÃO
URÂNIO
URÂNIO NO BRASIL
RESERVA
URÂNIO NO BRASIL
RESERVAS DE URÂNIO
CALDAS
MINAS GERAIS
O lixo radioativo é um problema não resolvido pela indústria nuclear.
Não existem depósitos permanentes para destinar de forma segura os milhares de toneladas de rejeitos radioativos gerados em todo o mundo. Todos os depósitos existentes são temporários, mesmo assim acabam retendo esses rejeitos de forma permanentes.
MATERIAL RADIOATIVO
MATERIAL RADIOATIVO
SERÁ QUE A INB CALDAS SE TORNARÁ UM DEPÓSITO DE LIXO
RADIOATIVO PROVENIENTE DE TODO O PAÍS?
Mesmo com a extração na mina de Caldas estando paralisada há mais de 15 anos, permanecem na região cerca de 20 mil tambores contendo concentrado de urânio e tório, que além de gerar os tradicionais problemas de áreas degradadas, implicam também em questões de contaminação ambiental.
Este material, quando exposto às diversas condições climáticas e às ações de bactérias produz ácido sulfúrico. Com isso, a água da chuva se torna ácida e deteriora o meio ambiente.
Os rejeitos do Urânio são de classe I (perigosos), pois apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características: radioatividade e toxicidade.
MATERIAL RADIOATIVO
Lixo
Radioativo
Rejeitos
Nucleares
Inspeçõs da CNEN e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis), relatam a existência de recipientes corroídos, falta de manutenção dos pallets que os sustentam e material radioativo derramado no chão, problemas no sistema de isolamento dos galpões de armazenamento, em precárias condições. MATERIAL RADIOATIVO
Outra preocupação é o chamado “
RECURSOS HÍDRICOS
A antiga mina a céu aberto deu lugar a um enorme lago de águas ácidas, que se formou na cava de cerca de 180