Impactos ambientais
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS – CAV
ENGENHARIA FLORESTAL
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DE ENGENHARIA FLORESTAL EM LAGES –SC.
LAGES
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho sobre Impacto Ambiental apresenta a avaliação de impactos ambientais, gerado com a construção do prédio de 5.026 m² do curso de Engenharia Florestal, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.
O novo prédio irá abrigar salas de aula e dos professores, o herbário da Udesc, o setor de tecnologia da madeira, terá um auditório para 120 pessoas, laboratórios específicos para o curso de Engenharia Florestal.
O objetivo deste Estudo de Impacto Ambiental é analisar a situação atual da área que irá sofrer modificações pela sua implantação e operação culminando com estudo comparativo entre situação atual e futura. Essa análise é realizada pela identificação e avaliação dos impactos ambientais potenciais da implantação e operação do empreendimento, que considera ações de gestão dos impactos para minimizar e eliminar alterações negativas resultantes da construção do prédio de Engenharia Florestal.
Os empreendimentos que causem significativas interferências ao meio ambiente, devem ser estudados e analisados, para que os impactos socioambientais sejam minimizados. Devem obter o licenciamento desde as etapas iniciais de seu planejamento e instalação até a efetiva operação.
DESCRIÇÃO DAS AÇÕES IMPACTANTES
São as ações necessárias para se implantar e conduzir os empreendimentos impactantes. Sendo elas:
Contratação de trabalhadores : juntamente com o início das obras, será contratados trabalhadores para as atividades necessárias para a construção do prédio de Engenharia Florestal.
Derrubada das árvores: na área em que vai ser construído o prédio, existia árvores da espécie Eucalyptus spp, na qual foram derrubadas para a preparação do terreno.