Impactos ambientais
Poluição ambiental é qualquer tipo de ação ou obra humana que possa provocar a degradação do meio-ambiente.
A poluição ambiental possui várias; podendo ser poluição atmosférica ou aquática, podendo ser oceânica ou fluvial. A poluição atmosférica pode ser agravada pela falta de áreas verdes, como é bastante comum em grandes cidadese pela falta de controle sobre emissões de poluentes pelas indústrias e pelos escapamentos de automóveis. Ela causa nas cidades uma espécie de neblima denominada "smog".
Poluição Atmosférica
A poluição atmosférica causa diversos fenômenos:
1- Inversão Térmica
É um fenômeno que pode ser chamado também de efeito tampa e que geralmente ocorre no inverno onde há uma alteração na circulação vertical do ar. Ele ocorre nas grandes cidades em decorrência do acúmulo de poluentes na atmosfera.
As camadas inferiores, que são mais quentes e por isso menos densas que as frias, tendem a subir, causando a inversão térmica.
Forma-se sobre a camada de ar frio, lugar mais próximo ao sol, uma espécie de teto composto de ar quente.
Em algumas situações extremas esse teto pode estar a apenas 100m do solo. Nesse período o ar fica estagnado, sem a formação de ventos ou correntes ascendentes na atmosfera.
As inversões térmicas causam uma série de alterações fisiológicas no Homem, como irritação dos olhos e das vias respirátorias.
2- Ilha de calor
Com a presença dos enormes edifícios na parte central das cidades ocorre a limitação da ação dos ventos, com isso, provocando a formação de verdadeiras "ilhas de calor".
As "ilhas de calor" causam um aumento no índice de chuvas.
3- Efeito Estufa
O efeito estufa é um dos mais preucupantes problemas ambientais de atualidade. Tal problema gera o aquecimento da Terra, a destruição florestal, a desertificação, desequelíbrios climáticos e o derretimento das camadas polares.
O dióxido de carbono exerce o efeito estufa sobre as radiações de calor emitidas