Impactos Ambientais Na Empresa Textil
Processo de produção.
O processo de produção na indústria têxtil é composto de várias etapas as quais podem ser causadoras de degradação ambiental caso não sejam tomados os cuidados necessários.
Assim, partindo-se para um balanço dos elementos naturais e a integração da Indústria têxtil com o meio ambiente, começando pelos insumos utilizados, passando pela fundamental matéria-prima que é o algodão e partindo-se então para as etapas da produção e consequentes impactos ambientais.
ÁGUA
O crescimento demográfico descontrolado e um desenvolvimento industrial desenfreado, resulta em sérios prejuízos ecológicos, higiênicos e até mesmo estéticos. Em se falando do setor têxtil, sabe-se que a água é um dos elementos básicos para o processo de produção desta indústria, principalmente nas etapas de beneficiamento da malha de algodão, onde ocorre o tingimento da malha o qual provoca modificações na qualidade da água utilizada, devido às substâncias químicas que fazem parte do processo. Sendo assim a principal fonte de poluição da industria têxtil, pelo despejo destes efluentes não tratado nos corpos d’água e no solo.
AR
Em relação ao ar, tem-se que a sua qualidade é um dos pontos fundamentais no que se refere a proteção ambiental. Problemas respiratórios tornam-se mais graves devido à impureza das fumaças emitidas pelas chaminés das fábricas.
Porém, é preciso ter cuidados quanto aos aerodispersóides que são partículas de algodão e também outros materiais particulados que possam afetar principalmente a saúde dos trabalhadores do setor.
Outro fator que gera preocupação é a queima do óleo combustível e lenha, nas casas de caldeiras. A geração do vapor é empregado em algumas etapas do processo de produção. Os gases da combustão são emitidos com fuligem; dióxidos de enxofre, causador da chuva ácida, e presença de CO2 causador do efeito estufa.
SOLO
Os resíduos sólidos bem como infiltração de águas contaminadas são constantes ameaças