TCC DOENÇA CELIACA
DÁLIA RAIZA MARTINHA DOS SANTOS1
FÁBIA COSTA SOARES GUIMARÃES2
RESUMO
A doença celíaca (DC) é uma doença caracterizada pela intolerância ao glúten, contido em cereais como cevada, centeio, trigo e malte, as manifestações clínicas da DC variam entre pacientes assintomáticos a formas graves de síndromes má absortivas. O diagnóstico da DC, muitas vezes, exige alto grau de suspeita, não existe um teste único para esse diagnóstico, que é confirmado após a associação de dados clínicos e laboratoriais. O tratamento consiste na retirada total do glúten na alimentação. Os pacientes diagnosticados com doença celíaca muitas vezes não possuem cardápio específico para sua necessidade, sendo necessária a implantação de um cardápio isento de glúten, que possa garantir tratamento adequado tanto clínico quanto nutricional. O cardápio foi desenvolvido entre 1800 a 2000 kcal, sendo 60% de carboidratos,
25% de proteínas e 15% de lipídios, e visando também as recomendações de ácido fólico, ferro e vitamina B12, devido às deficiências que o celíaco pode vir a apresentar. As refeições oferecidas foram café da manha, almoço, lanche da tarde e jantar.
Palavras-chave: Doença Celíaca. Cardápio. Glúten.
1 INTRODUÇÃO
A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune, sendo causada pela intolerância permanente ao glúten, principal fração proteica presente no trigo, centeio, cevada e na aveia. Na literatura, esta entidade também pode ser encontrada com as denominações de enteropatia glúten-sensível, espru nãotropical, esteatorréia idiopática e espru celíaco.
As proteínas do glúten são relativamente resistentes às enzimas digestivas, resultando em derivados peptídeos que podem levar à resposta imunogênica em pacientes com doença celíaca (SILVA E FURLANETTO, 2010).
______________________________________________________________
1
Aluna do curso de nutrição
Email: daliaraiza@hotmail.com
2
Professora orientadora do curso de nutrição
Email: