Custo da gua
Israel
Luana
Lucas
Monick
De acordo com as Organização das Nações
Unidas:
- Cada pessoa necessita de 3,3 m³/mês
(cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene) - No Brasil , o consumo pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Destino doméstico p/ 200 litros:
Tomar banho 27%
COZINHAR
E BEBER
27%
Lavar
Roupa
12%
Outros
3%
Descarga de banheiro 33%
Sendo que o esgoto doméstico gerado é de 80% da água potável consumida
Você sabe como é calculado o custo da água que chega até a torneira da sua casa?
Para entender os valores cobrados, é preciso saber qual o caminho percorrido desde a sua captação nos rios. Com relação ao uso dos recursos hídricos dos mananciais brasileiros pelas empresas de saneamento, é a Agencia
Nacional de Águas (ANA) a responsável pela tarifação dos volumes utilizados. A partir do momento que a água sai das estações de tratamento para abastecer as cidades, o valor passa a ser balizado pelas agências reguladoras de cada estado ou município.
“O custo tem que levar em conta também os valores pagos pelas empresas de saneamento no que diz respeito aos investimentos no sistema, incluindo a ampliação de estações de tratamentos e novas tubulações, entre outros. É papel da agência reguladora fiscalizar e observar a prestação de serviço por parte das empresas de saneamento para aferir se a tarifa cobrada é condizente com a qualidade do serviço oferecida aos clientes finais”
No caso de São Paulo, a empresa que está a cargo do tratamento e distribuição de água é a
Companhia de Saneamento Básico do Estado de
São Paulo (Sabesp) e a tarifação adotada pela
Arsesp
é feita de forma progressiva.
Atualmente, a conta de água paga pelo paulistano referente ao uso mínimo de dez metros³ (dez mil litros) é de R$ 15,16, o que resulta em R$ 1,51 por mil litros. “Nos consumos mais essenciais, incluindo o uso da água para alimentação, higiene e limpeza, as tarifas são mais baixas. Quando o consumo aumenta, aumenta-se