Industria textil
Sendo um setor de grande importância econômica e social, o consumo do material desta classe é de elevado volume. A concentração deste setor industrial, atualmente encontra-se na China, Índia e Paquistão, onde o preço do trabalho e dos materiais é bem menor que em outros países. E, por não terem equipamentos para grande escala , muitas vezes abrem comércios de pequeno porte , sobrando assim com método competitivo a grande variedade de produtos .O Brasil em 2010, segundo dados apresentados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), foi considerado o quinto maior produtor têxtil do mundo e o segundo maior contratante de mão de obra no país. Durante todas as fases de produção têxtil, como fiação, tecelagem, beneficiamento e confecção de vestuário, muitos são os resíduos gerados e que impactam diretamente no meio ambiente.Sendo assim , o setor têxtil promove ações para diminuir os resíduos de processo e também, com a abordagem da reutilização e reciclagem, prolongar o ciclo de vida dos produtos.
Hoje em dia com o conhecimento de todos sobre os impactos causados , é comum encontrar no mercado os conhecidos tecidos reciclados de garrafa PET e tecidos de algodão reciclado, mas também podem ser visto estas ações nos processos, como a recuperação de soda caustica em processos de beneficiamento para realimentar o sistema (BOSSEL, 1999). A racionalização de insumos, como água e agentes químicos é outro ponto de enfoque do setor, conhecida como Produção + Limpa (P+L), onde o desenvolvimento de processos mais eficientes que utilizam reduzidas quantidades de recursos proporciona economia financeira e ao mesmo tempo reduz os impactos de suas emissões.
A reutilização também é uma maneira de prolongar o ciclo de vida de um produto inserindo-o na produção de outros produtos que possam ser comercializados, exemplos desta aplicação podem ser encontrados como no caso do artesanato, onde são utilizados sobras de tecidos para confeccionar outros